Morador de Itaquaquecetuba é a primeira criança do estado de SP a receber a vacina contra dengue na rede pública
20/02/2024
(Foto: Reprodução) Mathias Aldemar de Inácio, de 10 anos, recebeu a dose na segunda-feira, quando foram distribuídas as vacinas para as cidades do Alto Tietê. Todos os dez municípios da região receberam doses do imunizante. Itaquaquecetuba é a primeira cidade de SP a vacinar contra a dengue
O pequeno Mathias Aldemar de Inácio, de 10 anos, foi a primeira criança do estado de São Paulo a receber a vacina contra a dengue pela rede pública. O morador de Itaquaquecetuba foi imunizado na segunda-feira (19), quando as primeiras doses do imunizante foram distribuídas para as dez cidades do Alto Tietê e para Guarulhos, que correspondem ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes.
“Nem esperava, foi uma surpresa pra mim também que está vindo aqui hoje e sair com ele, que já tomou a vacina, só alegria agora. Fico muito feliz, graças a Deus. Queria que todas as crianças pudessem ter essa oportunidade de chegar no postinho e já sair bem medicado mesmo. Com a saúde perfeita. Bem aliviada, graças a Deus”, disse Zenilda Barbosa da Silva, mãe de Mathias.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Mathias Aldemar Inácio, de 10 anos, recebeu a dose na UBS Jardim Fortuna, em Itaquaquecetuba
Divulgação/Prefeitura de Itaquá
LEIA MAIS:
Itaquaquecetuba começa vacinação contra a dengue; outras 4 cidades começam na terça-feira
Vacina contra dengue: mais de 45 mil doses devem ser distribuídas no Alto Tietê
Mathias, que recebeu a dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Fortuna, faz parte do primeiro grupo a receber o imunizante. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai avançar, progressivamente, dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, Conforme a entrega dos novos lotes, as dez cidades do Alto Tietê foram contempladas com as doses.
Combate à dengue
Em Itaquaquecetuba, segundo a secretária de Saúde, Ariana Julião, a vacina está sendo oferecida em todos os postos da cidade. Além disso, as ações para combater o mosquito transmissor vão além.
“A partir de amanhã, estaremos com 150 agentes de saúde nas ruas, fazendo um processo que a gente chama de casa a casa , que é a barragem de todas essas residências pra poder identificar os focos dos mosquitos”.
Além de imunizar o filho logo no início da campanha de vacinação, Zenilda também alerta para os cuidados em casa no combate à doença.
“Até o momento, a vizinhança não teve nenhum caso. Graças a Deus, a gente tá sempre se cuidando, limpando os vasos, algumas coisas que têm água, deixando tudo organizadinho. Porque essa doença é perigosa, mata”.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê